Skip links
Pagamento Digital

A tecnologia por trás do pagamento digital

O pagamento digital já é uma realidade no varejo. A transformação digital e a mudança no perfil do consumidor está, pouco a pouco, substituindo pagamentos em moeda física e cálculos manuais por processos automatizados.

No entanto, para que isso aconteça de forma segura e eficiente, é preciso contar com o apoio da tecnologia. E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Afinal, como funciona o processo de pagamento digital e como ferramentas especializadas podem torná-lo mais ágil e auditável em grandes empresas? Continue a leitura e entenda!

O que é o pagamento digital?

Pagamento digital é uma transação financeira realizada por meios eletrônicos e, por isso, não depende de dinheiro em espécie ou cartões físicos. Assim, é normalmente processada em plataformas digitais, sistemas, sites e carteiras digitais.

Portanto, para executar esse tipo de pagamento, o consumidor deve ter uma conta bancária que permita pagamentos online. Enquanto a empresa deve contar com um sistema que aceite esse modelo de transação.

A história do pagamento digital no Brasil

A história dos pagamentos digitais no Brasil caminha com a evolução do e-commerce, dos bancos digitais e das demandas financeiras das empresas. No início, a maior parte das transações era feita com dinheiro físico, o que implicava em um cenário desafiador.

O surgimento dos primeiros gateways de pagamento culminou na criação de cartões de crédito. Mais adiante, nos anos 2000, o boleto ganhou popularidade como a forma mais prática de pagamento digital.

Porém, o boleto enfrentava dificuldades operacionais, pois o pagamento não era confirmado de forma imediata, o que prejudicava a gestão financeira e logística do varejo.

Assim, chegamos à era das fintechs. Elas ajudaram a transformar o mercado financeiro e popularizaram de vez os pagamentos com cartões por aproximação e compras online. Mas a grande transformação veio com o lançamento do PIX, em outubro de 2020.

Atualmente, segundo o Banco Central, mais de 76,4% da população faz pagamentos com o PIX, que é um dos tipos de pagamentos digitais mais utilizados do Brasil.

Quais são os meios de pagamentos digitais?

A internet transformou a gestão financeira de empresas e consumidores; e o pagamento digital é um claro exemplo disso. Mas antes de apresentarmos a tecnologia por trás dessa transação, queremos destacar os meios de pagamentos digitais mais usados atualmente:

  • cartões de débito e crédito;
  • carteiras digitais;
  • pagamentos por aproximação;
  • PIX;
  • Links de pagamento.

Cartões de débito e crédito

Em 2024, 3 a cada 4 brasileiros usaram cartões para fazer compras e pagar serviços. Os dados indicam que este é um dos meios de pagamento digitais mais populares, e isso vale tanto para o comércio físico como o online.

Carteiras digitais

Você sabia que 54% dos brasileiros já usam carteiras digitais regularmente? E que 9 a cada 10 desses usuários pretendem continuar usando o método de pagamento digital?

O estudo promovido pelo Google mostra que as chamadas e-wallet estão se tornando populares e que é um meio de pagamento digital que agrada seus usuários. Entre as principais plataformas do mercado, podemos citar:

  • PayPal;
  • PicPay;
  • Mercado Pago;
  • Google Pay.

Pagamentos por aproximação

Os pagamentos por aproximação, ou contactless, estavam entre a preferência de cerca de 72% dos consumidores brasileiros. Seja através de cartões habilitados ou dispositivos móveis, a praticidade de não precisar digitar senhas conquistou usuários.

PIX

O PIX foi lançado pelo Banco Central em 2020 e revolucionou o cenário dos pagamentos no Brasil. Ao permitir transferências instantâneas e simplificadas, a qualquer hora e dia da semana, beneficiou não só o consumidor, como as empresas.

Boletos bancários

Mesmo com o avanço dos modelos anteriores, os boletos bancários ainda representam uma boa parcela das transações online. Isso porque, diversos consumidores ainda optam pelo método por questões culturais ou falta de acesso ao crédito.

Links de pagamento

Os links de pagamento são uma modalidade de pagamento digital bem interessante, que facilita transações remotas e online. Na prática, o link pode ser enviado por e-mail, mensagem de texto, WhatsApp e até chats.

Como funciona um pagamento digital?

Pagamentos digitais

​Como você viu, existem diversos tipos de meios de pagamento digital. Mas, apesar da grande diversidade, o processo de pagamento costuma seguir um fluxo parecido. Entenda!

  1. Início da transação: cliente seleciona os produtos ou serviços desejados e escolhe a forma de pagamento (cartão de crédito, débito, Pix, boleto etc.) em uma plataforma online ou aplicativo.
  2. Transmissão segura dos dados: as informações de pagamento são enviadas para um gateway de pagamento, que atua como intermediário entre o cliente, a empresa e os processadores de pagamento.
  3. Processamento e autorização: o gateway encaminha os dados ao processador de pagamentos, que verifica as informações e solicita autorização ao banco.
  4. Resposta da autorização: o banco aprova ou recusa a transação. O processador e o gateway enviam a resposta de volta ao comerciante.
  5. Liquidação e repasse dos fundos: em caso de aprovação, o valor é transferido do banco emissor para o banco adquirente.

A tecnologia por trás do pagamento digital

O cliente não percebe, mas a efetivação de um pagamento digital envolve diversas ferramentas e tecnologias. Elas são as responsáveis por garantir a agilidade da transação, sem deixar de lado a segurança e visibilidade.

Se a sua empresa utiliza o SAP, sabe que o procedimento pode não ser tão simples e que existem limitações. Na prática, a ausência de integração nativa, o uso de arquivos vulneráveis e processos manuais podem ser um problema!

Pensando nisso, a YTecnologia desenvolveu a tecnologia ideal para superar esses obstáculos e, dessa maneira, promover uma melhor gestão financeira no varejo. Conheça!

PCI-Recon

O PCI-Recon é o Conciliador de Pagamentos da YTecnologia. O sistema realiza a conciliação de meios de pagamento eletrônico de forma automática e totalmente integrado ao SAP. Assim, sua empresa aproveita grandes benefícios:

  • conciliações automatizadas em tempo real;
  • baixa bancária automática no momento do pagamento;
  • identificação de divergências com rastreamento para auditoria;
  • ajuste completo do fluxo de Contas a Receber dentro do SAP;
  • eliminação do uso de arquivos externos vulneráveis, como .TXT.

Com a nossa solução, sua empresa garante mais segurança, precisão contábil e eficiência operacional, promovendo uma gestão financeira sólida e alinhada às exigências de compliance.

Otimize a conciliação de pagamentos da sua empresa!

A crescente adoção de pagamentos digitais exige que as empresas integrem soluções ágeis e seguras aos seus sistemas financeiros. Afinal, processos manuais e dados isolados prejudicam sua eficiência e conformidade contábil.

Por isso, o PCI-Recon é a solução ideal para integrar sua conciliação de pagamentos diretamente ao SAP, garantindo segurança, precisão e automação em tempo real. Elimine riscos e erros e fortaleça sua governança financeira em uma plataforma integrada!

Converse com nossos especialistas!

Amplie!
Arraste!