Skip links
Antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis: aprenda a otimizar o processo

Problemas no fluxo de caixa, despesas a serem pagas, aumentar o capital de giro… tudo isso pode ser resolvido por meio da antecipação de recebíveis. Porém, muitas empresas ainda desconhecem o valor deste recurso.

Entender como e quando utilizar essa estratégia de forma eficiente pode ajudar a evitar juros altos de crédito tradicional, melhorar a liquidez e garantir que seu negócio tenha os recursos necessários para crescer sem comprometer o fluxo de caixa.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a antecipação de recebíveis, quais são os tipos disponíveis no mercado e como otimizar esse processo para maximizar os benefícios financeiros da sua empresa. Boa leitura!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, ou antecipação de títulos, é uma modalidade de linha de crédito que adianta valores relativos a vendas que só entrariam futuramente no fluxo de caixa. Ou seja, é uma forma de antecipar recebíveis parcelados ou de cartões de créditos.

Essa também é uma maneira de estabilizar o caixa de uma empresa em momentos de necessidade. Isso porque, há uma injeção de capital imediata, que pode sanar dívidas ou cobrir despesas extraordinárias.

Quais recebíveis podem ser antecipados?

A antecipação de títulos ou recebíveis pode abranger diferentes garantias de pagamento, desde que sejam negociados previamente com o banco ou instituição financeira. Alguns exemplos:

  • recebíveis de cartão de crédito;
  • depósitos em conta;
  • cheques pré-datados;
  • boletos bancários emitidos e válidos.

Empréstimo x Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis implica no adiantamento financeiro de uma quantia. Já o empréstimo é representa uma obrigação de pagamento futuro para a empresa.

Portanto, ao adquirir um empréstimo, o negócio precisará arcar com pagamentos posteriores de acordo com o contrato. Assim, deve arcar com juros — que costumam ser mais altos do que para a antecipação de recebíveis.

Isso ocorre pois o banco considera que a antecipação é quase uma certeza de recebimento, dado o devido contexto da empresa.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Para contratar, é necessário apresentar as garantias de pagamento. Em seguida, é preciso negociar prazos, taxas de juro favoráveis e eventuais cláusulas.

O processo em si varia conforme a instituição financeira. Atualmente, existem diferentes taxas, juros e modelos e modelos contratuais, o que revela a importância de se realizar uma pesquisa de mercado.  

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis?

A antecipação de títulos é uma estratégia comum no mercado empresarial. E existem muitos motivos que justificam essa grande adesão.

Se o seu negócio faz vendas a prazo e com cartão de crédito, é interessante avaliar essa opção. Veja alguns motivos e vantagens!

Agilidade na obtenção do capital

Além de ser uma opção mais barata e prática do que o empréstimo, a antecipação de títulos é tida como uma solução financeira de baixo risco. Assim, sua aprovação e liberação é mais rápida que outras linhas de crédito.

Isso ocorre pois a empresa não está efetivamente solicitando um crédito extra. Na prática, há o adiantamento de valores que entrariam no caixa, o que reduz a necessidade de uma análise de crédito mais complexas e demorada.

Em muitos casos, o serviço pode ser contratado digitalmente e o capital liberado no mesmo dia — um diferencial valioso para negócios que precisam sair do vermelho.

Assegura a liquidez de caixa 

A antecipação de títulos também fortalece a liquidez de caixa. Como os recursos adiantados, os gestores têm mais autonomia e segurança para tomar decisões e planejar o futuro. Esses podem, por exemplo:

  • serem reinvestidos no negócio;
  • quitar dívidas;
  • compor o capital de giro;
  • viabilizar compras à vista, com desconto e vantagens;
  • evitar a contratação de empréstimos.

Viabiliza o acesso ao crédito com taxas e juros mais acessíveis

Por se tratar de uma linha de crédito considerada de baixo risco, os custos relacionados à sua contratação são menores do que outras opções, como empréstimos e financiamentos.

Ao antecipar os recebíveis da empresa, a instituição financeira tem previsibilidade sobre a entrada dos recursos no caixa da contratante. Isso significa que há uma garantia de que a empresa poderá saldar a dívida no prazo estabelecido.

Redução da inadimplência para a empresa

A antecipação de recebíveis também reduz o risco de inadimplência para a empresa. Afinal, o valor a ser recebido é adiantado e a própria instituição financeira tem mais segurança para liberar a quantia.

Quando antecipar títulos?

Embora vantajosa, a antecipação de títulos não deixa de ser um serviço financeiro. Por isso, sua contratação deve sempre estar subsidiada em análises, dados e projeções.

Do contrário, a empresa pode simplesmente comprometer suas receitas futuras e não solucionar os problemas do presente.

Existem diferentes cenários e circunstâncias que justificam a antecipação de títulos. Confira e entenda como decidir com responsabilidade!

Aumentar capital de giro 

De acordo com o perfil da empresa, o capital de giro pode figurar como um dos principais elementos da sua gestão financeira.

Isso se dá uma vez que esse capital seja determinante para a continuidade das operações, viabilizando a manutenção dos estoques, o pagamento dos custos fixos e variáveis e das despesas extraordinárias.

No entanto, em determinados momentos, o negócio pode necessitar de mais capital de giro para expandir suas operações, aumentando o volume dos estoques e oferta de produtos, ou para investir na sua infraestrutura, por exemplo.

Nesses casos, a antecipação de títulos não só é recomendada como também é uma decisão estratégica, pois possibilita o aumento do capital de giro a custos reduzidos e de maneira mais segura.

Pagar despesas 

A antecipação de recebíveis também é positiva quando realizada para pagar dívidas e despesas da empresa. Nesse ponto, o acesso ágil ao capital permite, entre outras ações, como:

  1. Recompor o caixa e obter recursos para negociar dívidas mais antigas e evitar o pagamento de juros;
  2. Evitar a contratação de empréstimos junto à terceiros;
  3. Pagar despesas extraordinárias, como o reparo de máquinas e equipamentos.

Garantir um fluxo de caixa positivo 

Para assegurar que a empresa atuará com suas finanças equilibradas, a antecipação de títulos pode ser uma estratégia positiva, especialmente quando a saúde financeira da empresa exige ainda mais atenção.

Para não correr o risco de sofrer com a inadimplência, contando com recursos que podem não entrar no prazo definido, é fundamental ter sempre um plano “B”, dispondo de uma reserva para cobrir imprevistos e manter as atividades em uma crescente.

Como a YTecnologia te ajuda com a antecipação de títulos?

A antecipação de recebimentos é uma decisão que depende de análises. E a tecnologia pode te apoiar nessa tarefa!

Com o ASF (Automation for Supplier Factoring), da YTecnologia, você tem todo suporte de informações e tecnológico para executar a operação de forma rápida, segura e efetiva.

O sistema oferecido é completo e totalmente integrado ao SAP. Essa integração é a chave para se ter acesso a posição do cliente ou fornecedor, exatamente como apresentada no sistema.

Entre em contato hoje mesmo com a YTecnologia e conheça a solução ideal para sua antecipação de títulos!

Amplie!
Arraste!