Skip links
dia das mães

Dias das mães & vendas no e-commerce: como planejar o varejo com a integração da tecnologia?

As datas comemorativas sempre representaram oportunidades significativas para o e-commerce e o varejo ampliarem as suas vendas, e o Dia das Mães é particularmente especial nesse sentido.

Anualmente, essa data é um dos momentos mais lucrativos, ficando atrás apenas do período natalino em termos de volume de vendas.

Em 2023, por exemplo, o crescimento nas vendas alcançou 31%. Um número expressivo em relação ao ano anterior. E parte desse sucesso, sem dúvidas, foi pela mobilização das campanhas e estruturas de venda, com lojas virtuais e físicas buscando inovar para atrair, ainda mais, clientes.

  • Neste cenário, a pergunta que surge é: como os varejistas podem se preparar para o Dia das Mães de 2024, maximizando suas vendas através da tecnologia?

A seguir, vamos trazer insights valiosos para que as vendas de Dia das Mães sejam de sucesso para os seus negócios. Saiba como utilizar a integração da tecnologia em datas especiais e potencialize o seu varejo.

Confira!


Quais as expectativas para o Dia das Mães no varejo em 2024?

As expectativas para o Dia das Mães 2024 são altas. Após a data passar por períodos ligados a pandemia, em 2023, as pessoas demonstraram maior entusiasmo em celebrar a data especial. De acordo com a Globo, 81% realizaram alguma comemoração em comparação com 76% do ano anterior. Este ano, o varejo se mantém otimista para aumentar as vendas e utilizará de canais como o marketplace e e-commerce para multiplicar suas impressões e receitas.


Dia das Mães & e-commerce: o que você precisa saber

Com a evolução do e-commerce e a popularização dos marketplaces, a forma como celebramos e compramos presentes para o Dia das Mães mudou.

Agora ficou mais fácil para as pessoas encontrarem o presente perfeito sem sair de casa. E, prova disso é o aumento substancial das vendas no período.

Entre os segmentos que mais se beneficiam com as vendas do Dia das Mães estão:

  • Beleza;
  • Alimentação;
  • Vestuário.

Produtos de beleza, como perfumes e cosméticos, são escolhas clássicas que nunca saem de moda. Já o setor de alimentação ganha destaque com vouchers para experiências gastronômicas ou cestas de café da manhã. E o vestuário, com peças que variam de acordo com o estilo pessoal de cada mãe, mostra a personalização dos presentes.

Com tudo isso, mudou também a forma como os e-commerces se preparam para o Dia das Mães. A venda digital possibilitou estratégias de marketing mais direcionadas e personalizadas, campanhas de e-mail marketing segmentadas, ofertas exclusivas online e uma exploração ampla das datas comemorativas.

Além disso, a análise de dados do e-commerce oferece insights valiosos sobre as preferências dos consumidores, permitindo que as lojas otimizem seus estoques e promoções para atender às demandas específicas do Dia das Mães.

 Dados e retrospectiva 2023 do Dia das Mães

2023 foi um ano excepcional para as vendas relacionadas ao Dia das Mães. A seguir, confira a retrospectiva e alguns dados divulgados por uma pesquisa da Globo que aprofundam esses levantamentos:

  • Em 2023, os brasileiros demonstraram maior entusiasmo em celebrar o Dia das Mães. 81% realizaram alguma comemoração, em comparação com os 76% do ano anterior.
  • A intenção de presentear também aumentou: 72% do público planejou dar presentes, em comparação com os 61% do ano anterior.
  • O Dia das Mães movimentou cerca de R$ 28,2 bilhões no varejo físico do Brasil em 2023.
  • Nos shopping centers, as vendas tiveram um aumento expressivo de 28,6%, totalizando R$ 5,3 bilhões.
  • Além do comércio, o setor de serviços também se beneficiou: a intenção de ir a restaurantes cresceu de 9% para 16%, e os planos de passeios fora de casa aumentaram de 8% para 13%.

E mais:

  • O preço é o principal fator de decisão na escolha de onde comprar. 45% dos interessados em dar presentes consideram o valor do item.
  • Para vender mais no Dia das Mães, as lojas precisam oferecer produtos adequados e comunicar seus benefícios de forma atraente.
  • Aproveite a oportunidade de impulsionar vendas, considerando que quase metade dos presentes serão entregues e presenteados para mais de uma pessoa (como sogras, avós e amigas, por exemplo).

Como se planejar para o Dia das Mães com a integração da tecnologia?

Acompanhe nessa seção, as principais dicas sobre como a integração tecnológica pode transformar a experiência de compra e venda no Dia das Mães nos ambientes digitais:

1.     Realize a otimização dos processos

Automatizar processos internos usando a tecnologia permite uma operação mais eficiente. Por exemplo, sistemas de gestão de estoque automatizados podem assegurar que os produtos mais procurados estejam sempre disponíveis.

2.     Planejamento estratégico e logístico

Utilize softwares de planejamento para prever demandas e otimizar a logística de entrega. Um bom exemplo é o uso de sistemas de previsão baseados em históricos de vendas para ajustar os níveis de estoque e as rotas de entrega.

3.     Integração ao SAP

A integração com sistemas como o SAP pode melhorar a eficiência operacional, permitindo uma visão unificada de dados financeiros, de estoque e de clientes, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

4.     Centralização das informações entre matriz e filiais

Plataformas automatizadas permitem que informações sejam compartilhadas em tempo real entre matriz e filiais, garantindo consistência, convergências de dados financeiros e eficiência em todas as operações.

5.     Campanhas de marketing offline e online

A tecnologia permite a criação de campanhas integradas, que combinam estratégias online e offline. Um bom exemplo, é o uso de QR codes em materiais impressos que direcionam para landing pages específicas para campanhas do Dia das Mães.

6.     Omnichannel e Big Data

A estratégia omnichannel, apoiada pelo Big Data, oferece uma experiência de compra extraordinária, coletando dados de diferentes canais para personalizar ofertas e estratégias de comunicação com os clientes.

7.     Inteligência artificial

A IA pode ser utilizada para personalizar a experiência de compra, através de recomendações de produtos baseadas no comportamento de compra do usuário, otimizando as vendas para o Dia das Mães.

Além disso, utilize das novas tecnologias para otimizar processos manuais e ganhe, cada vez mais, produtividade, eficiência e dinamismo em datas comemorativas que demandam muito do seu time.

8.     Soluções integradas ao sistema de gestão (SAP)

Integrar soluções de e-commerce e marketplace ao sistema de gestão (como o SAP), proporcionam uma operação coesa, desde o gerenciamento de pedidos até a logística de atendimento ao cliente.

9.     Conciliação de pagamento eletrônicos no marketplace

Softwares de conciliação automatizam a verificação de pagamentos recebidos através de marketplaces, reduzindo erros e melhorando a eficiência financeira.

10. Ações personalizadas e focadas na experiência do cliente

Tecnologias como o CRM (Customer Relationship Management) permitem o desenvolvimento de ações personalizadas, melhorando a experiência de compra através de um atendimento customizado e ofertas direcionadas.

Potencialize o seu Dia das Mães com a YTecnologia

A YTecnologia oferece soluções integradas ao SAP que podem transformar a forma como as empresas abordam datas especiais. Atuamos diretamente com:

  • Integração ao SAP: soluções da YTecnologia integradas ao SAP melhoram a eficiência operacional, permitindo gestão de estoque precisa, otimização da logística e um planejamento financeiro eficiente.
  • Conciliação de pagamentos eletrônicos:  com a automatização do processo de conciliação de pagamentos, através da YTecnologia, é possível reduzir perdas de vendas, garantindo que todas as transações sejam corretamente contabilizadas.
  • Diversidade nas formas de pagamento: as soluções da YTecnologia expandem as opções de pagamento para incluir cartões de crédito e débito, pagamentos móveis e carteiras digitais, ampliando a base de clientes.

Conte com a YTecnologia para faturar mais no Dia das Mães

Por fim, para datas comemorativas e especiais como o Dia das Mães, a importância de uma parceria automatizada e integrada ao SAP fará toda a diferença. Escolhas os caminhos certos para potencializar as suas vendas e realizar as melhores estratégias em datas fundamentais para o varejo.

Para 2024 e as próximas datas comemorativas, conte com a YTecnologia para aumentar as suas vendas, conciliar o seu marketplace, evitar erros e garantir o seu planejamento financeiro.

Para continuar a sua jornada de conhecimento sobre o varejo, acesse o blog ou os materiais gratuitos da YTecnologia. Se você já conhece a nossa empresa, é hora de agendar uma reunião exclusiva e imediata para receber uma proposta para conciliar os pagamentos e triplicar as suas vendas no Dia das Mães 2024.

Amplie!
Arraste!