Skip links
Carteiras digitais

Carteiras digitais: o que são, tipos e como funcionam

Você deve ter ouvido falar bastante sobre as carteiras digitais, pois elas estão entre os assuntos mais lembrados quando falamos sobre a revolução financeira contemporânea, representando segurança e modernidade.

É o tipo de inovação que, sem dúvidas, transforma a maneira como gerenciamos valores, proporcionando conveniência e eficiência em um cenário que exige soluções ágeis e facilitadas.

E esse tipo de inovação, que deve ser cada vez mais comum, reflete uma transição significativa dos métodos de pagamento que precisam estar alinhadas às preferências do consumidor.

Não há dúvidas de que falar sobre carteiras digitais é importante, necessário e urgente, principalmente pelas demandas dos consumidores pela diversidade de meios de pagamentos – o que afeta diretamente a gestão no varejo.

Pensando nisso, separamos algumas boas dicas que vão ajudar você a entender melhor o assunto.

Siga conosco e confira o conteúdo do artigo:

  • O que são carteiras digitais?
  • Exemplos de utilização das carteiras digitais;
  • A história por trás do surgimento das carteiras digitais;
  • Principais carteiras digitais do mercado;
  • Fatores de proteção para sua carteira;
  • Consultoria especializada com a YTecnologia!

O que são carteiras digitais?

Carteiras digitais são aplicativos ou plataformas online que permitem armazenar, acessar e gerenciar informações financeiras, como cartões de crédito e débito, de forma eletrônica. Elas facilitam pagamentos, transferências e compras online, proporcionando conveniência ao substituir a necessidade de carregar cartões físicos.


Como funcionam as carteiras digitais?

O funcionamento das carteiras digitais é intuitivo e eficaz, permitindo que usuários armazenem, acessem e movimentem dinheiro de forma virtual.

O processo geralmente envolve 5 passos:

1. Cadastro: o usuário realiza um cadastro na plataforma, fornecendo informações básicas e conectando sua conta a fontes, como cartões de crédito ou contas bancárias.

2. Armazenamento seguro: as carteiras digitais armazenam com máxima segurança as informações financeiras do usuário, garantindo a confidencialidade e integridade dos dados.

3. Transações simplificadas: para efetuar pagamentos, o usuário pode selecionar a opção de carteira digital no momento da compra, inserir os detalhes necessários e confirmar a transação.

4. Transferências instantâneas: além de pagamentos, as carteiras digitais possibilitam transferências instantâneas entre usuários da mesma plataforma, facilitando a divisão de despesas e envio de valores.

5. Monitoramento em tempo real: os usuários têm acesso a um acompanhamento em tempo real de suas transações, proporcionando maior controle e transparência em suas atividades financeiras.

Exemplos de como usar carteiras digitais

1. Pagamentos em Estabelecimentos Físicos e Online

Ao realizar uma compra em uma loja física, o usuário pode utilizar sua carteira digital, aproximando o dispositivo do terminal de pagamento ou escaneando um QR code.

Da mesma forma, em compras online, a opção de pagamento via carteira digital agiliza o processo, eliminando a necessidade de inserir repetidamente os dados do cartão.

2. Transferências entre usuários

Imagine que dois amigos desejam dividir uma conta de restaurante. Com carteiras digitais, basta um deles transferir a quantia devida para o outro, instantaneamente, através do aplicativo da carteira. Isso simplifica a partilha de despesas em situações cotidianas.

3. Recargas e pagamentos de serviços

As carteiras digitais facilitam a recarga de créditos para serviços diversos, como transporte público, telefonia móvel e aplicativos de streaming. Além disso, é possível efetuar o pagamento de contas e boletos diretamente pelo aplicativo da carteira, proporcionando praticidade e organização.

4. Programas de fidelidade integrados

Algumas carteiras digitais oferecem programas de recompensas e cashback. Os usuários acumulam benefícios ao realizarem transações e, posteriormente, podem resgatar essas recompensas para novas compras ou transferências.

5. Assinaturas e compras In-App

Em plataformas digitais, como lojas de aplicativos, as carteiras digitais facilitam a realização de compras in-app (dentro do aplicativo) e a assinatura de serviços. Essa praticidade proporciona uma experiência de compra fluida e sem interrupções.

Como o ‘boom’ da indústria dos smartphones impulsionou a criação das carteiras digitais?

A história dos meios de pagamento é uma jornada fascinante. Veja como eventos casuais e empreendedores visionários moldaram o cenário atual.

1. Indústria dos cartões (1950)

O surgimento do Diners Club Card em 1950, como resposta ao esquecimento de uma carteira em um jantar, marcou o início da indústria de cartões.

2. Cartões com Tarjas Magnéticas e Cashback (Anos 70 e 80)

A introdução das tarjas magnéticas nos anos 70 trouxe praticidade, reduzindo o tempo das operações. Nos anos 80, as redes globais de cartões utilizaram Personal Identification Number (PIN), e a Sears inovou com o cashback, oferecendo descontos e vantagens.

3. Cartões com chip (1990)

Os cartões com chip, conhecidos como SmartCards ou EMV, surgiram na década de 1990 para aprimorar a segurança contra fraudes usando protocolos criptográficos.

4. Carteiras digitais (1998)

Em 1998, a PayPal, então uma startup, lançou as primeiras carteiras digitais. A facilidade de enviar e receber dinheiro eletronicamente, com apenas um cadastro de e-mail, representou um marco na evolução dos meios de pagamento.

5. Boom dos smartphones (2007)

O lançamento do iPhone pela Apple e do Android pelo Google, em 2007, inaugurou uma era de possibilidades para os meios de pagamento.

6. Open Banking e PIX (2020)

O Open Banking, adotado no Reino Unido e implantado no Brasil em 2020, propõe a abertura e integração de sistemas, permitindo o desenvolvimento de serviços terceirizados. Em paralelo, o PIX, lançado no mesmo ano, revolucionou os pagamentos instantâneos no Brasil.

Os principais tipos de carteiras digitais

As carteiras digitais podem ser categorizadas em três tipos principais:

1. Carteiras digitais públicas

  • São oferecidas por entidades governamentais ou instituições financeiras.
  • Fornecem acesso a serviços financeiros básicos, como recebimento de benefícios sociais e realização de transações.

2. Carteiras digitais privadas (ou Closed Wallets)

  • Operam dentro de ecossistemas específicos, como os oferecidos por grandes empresas de tecnologia.
  • São utilizadas para transações dentro de plataformas específicas, como pagamentos em aplicativos ou lojas online.

3. Carteiras digitais de criptomoedas

  • Armazenam e gerenciam criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum.
  • Proporcionam uma forma segura de realizar transações peer-to-peer usando ativos digitais.

Fatores de proteção para sua carteira digital

A popularidade das carteiras digitais trouxe praticidade, mas também aumentou os riscos de segurança, como a transmissão de dados em redes não seguras e o risco de perda ou roubo do celular.

No entanto, proteger sua carteira digital pode ser algo simples a partir destas medidas:

  • Não use wi-fi público;
  • Estabeleça senhas específicas para a carteira eletrônica e outros aplicativos importantes;
  • Crie alertas para quaisquer tipos de movimentações em suas contas.
  • Instale aplicativos que protejam os dados do celular.
  • Escolha aplicativos que ofereçam serviços de localização em caso de perda ou roubo do dispositivo.
  • Tenha a possibilidade de excluir informações do celular remotamente, caso a recuperação não seja possível.

Conclusão

As carteiras digitais já são imprescindíveis para o grande público realizar compras ou investimentos, tendo presença cada vez mais frequente como meio de pagamento.

E com a YTecnologia, fazer a gestão correta das movimentações integradas ao SAP é sempre mais rápido, eficiente e seguro – seja para a conciliação de pagamentos ou para o gerenciamento de vendas de serviços.

Afinal, como principal parceira SAP no Brasil, a YTecnologia entende a fundo a importância de garantir máxima confiança e segurança para facilitar a gestão de caixa – seja qual for a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. 

Gostou das dicas sobre carteiras digitais? Continue acompanhando o blog YTec e saiba muito mais como usar o SAP para revolucionar os seus negócios!

Amplie!
Arraste!